IBRAMATER I BRAÇO SOCIAL E DE ATIVISMO

GRUPO MATERNA

O Grupo Materna é uma poderosa rede de apoio e ativismo, dedicada a promover a saúde mental materna e transformar vidas.

CONHEÇA O GRUPO MATERNA!

O Grupo Materna é o irmão mais velho, o braço social e de ativismo do IBRaMater. Anteriormente chamado de “Mães no Foco”, foi criado em 2020 por Dra. Ana Brandino, com o objetivo de se tornar um espaço de troca e informação segura sobre saúde mental materna e ser rede de apoio para outras mulheres. Em 2022 se consolidou como um coletivo de profissionais e estudantes, em sua grande maioria mulheres, residentes em Salvador-BA, que se uniram para apoiar campanhas nacionais como Maio Furta-Cor, Hub Rosa, Janeiro Branco, entre outras.

Nestes 2 últimos anos, o Grupo Materna ampliou seu campo de ação para além das campanhas e iniciou sua atuação de forma independente para promover e apoiar ações sociais, políticas públicas e eventos científicos a respeito da Saúde Mental Materna, com o objetivo de se formalizar como uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Atualmente se reconhece como uma associação feminista, ativista, suprapartidário, com olhar atento aos desafios das pessoas que gestam em situação de vulnerabilidade social, pois entende que só é possível melhorar o mundo cuidando das mães, respeitando e acolhendo toda a diversidade e contextos do maternar.

Dentro do Grupo, foi criada uma comissão com mais de 50 profissionais de áreas diversas como psicólogas, advogadas, médicas, pedagogas, professoras, fisioterapeutas, doulas, empreendedoras, artistas, etc, em sua grande maioria, mães que cuidam de mães. É um grupo formado por mulheres brancas, negras, trans, cis, indígenas, mães atípicas, solo, por adoção, de colo vazio, entre outras, com a proposta de ser rede umas para as outras.

O Grupo luta contra o preconceito, violência, desigualdade de gênero e feminicídio. Luta por um serviço de saúde mental perinatal eficaz e acessível a todas. Luta para que todas as mães encontrem sentido em sua vida e em seu maternar. O Grupo visa quebrar os tabus, derrubar as barreiras e promover a conscientização sobre a importância da saúde mental materna em todas as esferas da sociedade.

“Nossas vozes são poderosas e, juntos, somos imparáveis."
Nuvem de Palavras - Grupo Materna
Grupo Materna
Ativismo
Troca
Saúde Mental Materna
Rede de Apoio
Ações Sociais
Feminista
Diversidade
Conscientização
Serviço de Saúde
Violência
Feminicídio
Mães
Conscientização
Imparáveis

Estratégias de ativismo do Grupo Materna:

1- Atendimento direto às comunidades, através de fornecimento de serviços e/ou produtos para a comunidade, atendimentos psicossociais, assistência jurídica, orientações e encaminhamentos para serviços públicos.

2- Ações de mobilização social como passeatas, caminhadas, marchas.

3- Promoção do debate público através de campanhas em TV, rádio, redes sociais, produção e disseminação de materiais informativos.

4- Controle e participação social através da participação em audiências públicas, fomento e monitoramento de políticas públicas, da implementação de serviços e da execução de orçamento público, entre outras;

5- Atividade de formação como oficinas, encontros, rodas de conversa, simpósios, lives, entre outros (virtuais ou presenciais).

ATUAÇÃO

Em 2 anos de atuação do Grupo Materna, foram realizadas mais de 50 ações presenciais e remotas na Bahia como Rodas de Conversa, Lives, Palestras em empresas, Audiências públicas para aprovação de Projetos de Lei, Marchas, Simpósios, Aulas de Yoga, Aulas de dança para mães e bebês, Seminários, Encontros, entre outros.

Dentre estas atividades foi possível atingir mais de 25 estados, cidades e países e mais de 800 vidas foram impactadas diretamente com as ações realizadas. Estima-se que foram atingidas mais de 3.000 vidas nestes dois anos de atuação do Grupo.

Nas ações de 2023, foram alcançados 3 países, dentre eles o Brasil, Cabo Verde e México e Cidades e Estados como Salvador, Chapada Diamantina, Dias D’ávila, Lauro de Freitas, Itacimirim, Camaçari, Coité, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas. 

Dentre as atividades realizadas em 2023, foram abordados diversos temas como mães de pessoas com neurodesenvolvimento atípico, desafios da maternidade por adoção e por reprodução assistida, impacto da adaptação escolar na saúde mental das mães, yoga e mindfulness, planejamento do tempo e a importância de cuidar de quem cuida, prática de exercícios físicos no pós-parto para saúde física e mental, solidão e sobrecarga materna, luto, violência de gênero e a loucura feminina, vivência do ciclo feminino e masculino com povos originários, prevenção e identificação precoce de transtornos mentais na gestação e puerpério, burnout materno em empresas, colégios, centros comunitários, praças públicas, espaços coletivos, universidades, hospitais, delegacias da mulher, shoppings, entre outros.

Simpósio de Saúde Mental

Com o objetivo de formar e capacitar profissionais e alunos, assim como de levar a reflexão sobre a maternidade para a comunidade acadêmica, em Maio 2022 foi realizado o Primeiro Simpósio de Saúde Mental, que aconteceu na Universidade Católica do Salvador (UCSal). Na primeira edição do evento, houve a participação de profissionais da área de saúde, além da comunidade acadêmica e sociedade, e contou com mais de 150 participantes oriundos da Bahia.

Já o Segundo Simpósio de Saúde Mental, que aconteceu em maio de 2023 também na UCSal, o evento foi realizado de forma híbrida, contando com a participação do público presencial, com mais de 150 participantes, e também de 100 ouvintes de cidades como Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe, Espírito Santo e Cabo Verde.

Acreditamos que ações que promovam a exposição de temas como os desafios e potencialidades da maternidade LGBTQIAP+ e dos povos originários, a maternidade atípica, a mãe de colo vazio, a maternidade por adoção, a mãe solo e seus direitos, tratamento medicamentoso e assistência coletiva a gestantes, o papel do pai, conflito conjugal, violência obstétrica, burnout materno, entre outros abordados no Simpósio, são essenciais para a conscientização sobre a importância da saúde mental materna.

Confira os registros!

Marcha Furta-cor

A Marcha Furta-cor Salvador teve sua primeira edição em 2022, como apoio à campanha nacional maio furta-cor, com o intuito de levar para a sociedade a discussão em torno da Saúde Mental Materna, dando visibilidade ao tema e oportunizando para as famílias sair às ruas da cidade de Salvador e região metropolitana bradando que toda mãe merece ser cuidada, validada e assistida com saúde e políticas públicas.

Marcha Furta-cor 2022

Em Salvador, a onda de amor e cuidado tomou conta do Farol da Barra com mais de 200 pessoas participando da manifestação em 2023. O evento teve apoio da Prefeitura da Cidade, Polícia Militar e empresas parceiras, e tornou-se uma avalanche de cores, música e reflexões sobre o maternar e o cuidado.

Marcha Furta-cor 2023

1ª Jornada do Grupo Materna

A 1ª Jornada do Grupo Materna foi realizada em 21 de outubro de 2023 pelo Instituto Brasileiro de Saúde Mental Materna (IbraMater), com apoio do Hospital Mater Dei Salvador. E trouxe temas essenciais e transformadores para o palco, como: Manejo do Luto Perinatal nas Maternidades de Salvador, Amamentação e Saúde Mental Materna: modelo de assistência, Burnout Materno e Maternidade Atípica: como intervir?, Estamos preparados para cuidar de mães com deficiência? 

Todo o valor arrecadado foi convertido em doações para o Instituto OWCA AYAM e a Casa de Acolhimento Marielle Franco.